GVT, Vivendi, Internet, TV Digital e o Futuro

novembro 15th, 2009 by caferrari Leave a reply »

Nos últimos meses estou acompanhando notícias sobre a venda da GVT, no inicio a Vivendi fez uma oferta muito boa para a aquisição, porém a Telecômica Telefônica apareceu com uma oferta bem maior e quando tudo parecia perdido foi anunciada a compra de 57,5% das ações da GVT pela Vivendi!

A GVT é conhecida como a melhor (realmente muito melhor) operadora de telefônia, que nasceu e atua no Brasil, e ela é melhor em todos os aspectos (atendimento, preço, qualidade de serviço e qualidade de banda larga) enquanto a Telefônica compete com a Oi pelo maior numero de clientes insatisfeitos.

A Vivendi é uma empresa francesa que atua no setor de mídia e comunicação com atividades na música, televisão, cinema, editoração, telecomunicações e Internet. (por: Wikipedia)

Areas de atuação da Vivendi

Areas de atuação da Vivendi

Bom, mas o que isso significa…

Vamos considerar os seguintes pontos:

  • Governo investindo em inclusão digital
  • Qualidade dos serviços e atendimento da GVT
  • O know-how em mídias e o dinheiro da Vivendi

E juntamos isso com o fato de que a mídia da forma que conhecemos está definhando devido a Internet (RSS, Twitter, Orkut, Facebook, etc).

Com apenas isso já é possível se concluir o óbvio. A Vivendi está vindo para, além de nos prover acesso a internet com qualidade e chutar a Oi e Telefônica de vez, nos prover um serviço que pode em pouco tempo engolir também a nossa TV Digital. Ela vem para criar aqui um sistema de IPTV

Se pararmos para analisar, a TV Digital do mundo todo irá evoluir para IPTV, pois, todas as qualidades da TV Digital (FullHD, Som Surround e Interatividade) podem ser superadas pela Internet.

Daí pega outro ponto: Infraestrutura, porém, para vocês terem uma ideia, no Japão um link de 100Mb por fibra ótica custa o equivalente a 60 reais por mês. Mas acredito que a Vivendi tem cacife suficiente para engolir os lixos as empresas em que somos obrigados a depender e pagar 100 reais por meros 2mb de banda com Traffic Shaping e finalmente nos prover um serviço de “primeiro mundo”.

As questões que ficam são:

Irá no final das contas a TV digital sobreviver? Ou veremos nossas mães e irmãs assistindo as novelas e discutindo com amigas em tempo real pela TV ou pelo Computador?

Após escrever essa pergunta me surgiram outras questões:

  • Quanto tempo a TV Digital Brasileira irá sobreviver?
  • Quanto tempo vai levar até a Globo, Record ou outra emissora começar a transmitir suas programações ao vivo e em tempo real pela internet?
  • Quanto tempo irá levar para todas as mídias de massa se convergirem na Internet?

No final de tudo uma certeza eu tenho: Quem resistir vai ser engolido.

Até!

Advertisement

21 comments

  1. rcp disse:

    Fico aqui aguardando que esse investimento seja rápido, esses LIXOS do brasil não dá mais.

    A redetv já transmite ao vivo, qualidade não é lá tão boa mas é o que a internet do brasil pode oferecer, pra que transmitir em qualidade ótima e ficar travando? Esperamos que a GVT se espalhe pelo brasil pra abalar com a concorrência pra eles levarem a sério a palavra concorrência.

  2. Pretendo que isto saia rápido mesmo, não aguento mais ficar pagando horrores por uma internet meia boca…

    hunff..

    Parabéns pela matéria rs

    =]

  3. Carlos André Ferrari disse:

    Bom, não podemos esquecer que estamos no Brasil e isso atualmente não passa de um sonho..

    mas….
    quem sabe.

    []‘s

  4. Leandro disse:

    Eu espero que a Vivendi não seja mais uma daquelas empresas que vem ao Brasil para faturar em cima de um povo bunda-mole :-/

    Se, ao contrário, eles mantiverem os padrões da GVT quanto à qualidade (eu sei que a GTV também tem os seus problemas, mas mesmo assim é superior às outras), aí sim vamos para a frente.

  5. Vinícius Rios disse:

    Muito bom seu post sky sobre a qualidade das nossas TELECOMs e como a TV Digital pode ou não estar ameaçada pelo IPTV. Na minha opinião a TV Digital no Brasil será um grande avanço em termos de interatividade televisionada no país, creio que ela não será sobrepujada pelo IPTV pelo menos por um bom tempo, porque nosso país tem grandes desigualdades sociais, para se ter um idéia a ADSL está em menos de 5% dos estabelecimentos do país, ao passo que o televisor em quase 98%, obviamente que a questão da interatividade será uma questão delicada, visto que, o canal de retorno será pela Internet, mas quem sabe o PLC poderá ser um candidato forte pelo fato da energia elétrica chegar a digamos 98% da população, mas mesmo assim temos problema na qualidade dos fio de energia e a que ponto isso poderia prejudicar na transmissão de dados. Enfim, são algumas questões que levanto. Mas acredito que a SBTVD será por um bom tempo a campeã nesse quesito.

    forte abraço !!!

  6. maNE disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA! TELEFONICA SIFU!!!
    BANDO DE TROUXAS AMADORES!!!!!! FOI BONITO DE VER A RASTEIRA QUE LEVARAM!!! TAVAM SE ACHANDO E TOMARAM NO CU!!!! SAIRAM COM RABO ENTRE AS PERNAS, ESPANHOIS BABACAS!!! BEM VINDA VIVENDI!

  7. Luan Almeida disse:

    É, se a Vivendi investir em IPTV, então a qualidade da conexão vai crescer muito, muito rápido… vai forçar todo mundo a fazer igual e isso é bom….

    Quanto a TV digital… eu já disse e vou repetir: ela nasceu morta, quando a implantação finalmente terminar, os serviços de IPTV já estarão muito a frente, independente da GTV ou Vivendi entrar na no ramo…

    Uma “nova era” esta por vir… lol
    Não vejo a hora de dizer ADEUS pra Oi/BrT e ser cliente GVT… espero que com a Vivendi por trás a cobertura de ADSL aumente bem rapidinho.

    e Sr Ferrari, parabéns pelo post!

  8. Ronaldo disse:

    100mb a 60 reais acho que estamos muiiito longe disso. Pra que oferecer tanto se é possivel ganhar muito oferecendo pouco. Quando nosso nível de exigência e capacidade de organização mudar, seremos capazes de exigir e conseguir serviços melhore e com preços justos.

  9. Carlos André Ferrari disse:

    @Ronaldo

    concordo plenamente pois para implantar essa infraestrutura aqui seria muito difícil, até mesmo, devido a extensão territorial do país. porêm vale lembrar que a vivendi vem para concorrer “com força” e mesmo que não melhore muito, deve melhorar alguma coisa, que já é muito se comparado com nossa evolução atual da banda larga.

  10. Sandro disse:

    Eu já mudei para a melhor.(GVT) E não me arrependo. Simplesmente o preço e a qualidade é o que faz a diferença, e o atendimento é de colocar a concorrência no chinelo. Trabalho na área de informática e pra quem pode, sugiro a troca para a GVT. Nem ligo de perder dinheiro por causa da instalação e configuração de banda larga, que é feita pelo técnico da própria empresa. Quando me pedem pra configurar a Brt/Oi, já aviso sobre a dor de cabeça que o cliente vai ter… rsrsrs…. Gente boa, quem pode faça a mudança. …

  11. Luis disse:

    Só espero que seja banda larga de verdade. Quero ver se essa palhaçada de governo implementando internet no Brasil vai dar certo, pelo que eu soube o governo considera banda larga 512kbps, 1Mb etc… isso no exterior é LIXO, coisa das cavernas. O normal lá fora é utilizar 100Mb, 200Mb de conexão. Internet rápida?? onde que não vi!… aff, provavelmente nunca vou ver.

  12. Há mais de 3 anos acompanho a IPTV na Europa e na América do Sul.E, concordo que a TV Digital será mais viável via internet.
    Só que preciso advertir que as quadrilhas das TVs por assinatura farão o impossível para boicotar e sabotar a IPTV.Por quê?Pelas simples razões de ser mais em conta, ser interativa e a partir do dia em que a IPTV for inaugurada no Brasil, nada mais será igual.Vai haver comparações e entre prós e contras, a IPTV ganha das outras TVs por assinatura.
    Para mim o mundo se divide em APC (Antes do PC) e DPC(Depois do PC).
    A partir da IPTV será um novo divisor de águas.

  13. clesio jose alves disse:

    OLA ESTOU VENDO COMENTARIOS MARAVILHOSOS SOBRE A TV TUDO BEM MAS QUANTO VAI CUSTAR ISSO? EU MORO EM ALMIRANTE TAMANDARE PARANA

  14. It is that you learn my mind! You appear to learn a lot approximately this particular, like you published the actual e-book there or something like that. I have faith that you can do by incorporating Pct drive an automobile the solution dwelling slightly, but rather than in which, this is wonderful web site. A fantastic study. I am going to definitely be returning.

  15. A person essentially lend a hand to make seriously articles I’d state. That is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the analysis you made to make this particular put up extraordinary. Great activity!

  16. secretarias disse:

    I do not even know how I finished up right here, however I assumed this submit was good. I do not recognize who you’re but certainly you are going to a well-known blogger if you happen to are not already. Cheers!

  17. Melva disse:

    Do you need unlimited articles for your page ? I’m sure you spend a lot of time writing content, but you can save
    it for other tasks, just search in google: kelombur’s favorite
    tool

  18. Thank you for the good writeup. It in fact used to be a enjoyment account
    it. Look complicated to far added agreeable
    from you! By the way, how could we keep in touch?

  19. mp3juice disse:

    I am not certain the place you are getting your information, but good topic.

    I needs to spend a while finding out more or working out more.
    Thanks for great info I was looking for this
    info for my mission.

  20. So, it depends on the entrepreneur to pick up the right one.
    For example it is no great secret that Duncan Bannatyne Dragons
    Den has primary business interests in hotels and health
    clubs. Employees may or may not be owners of shares, or parts of the
    corporation.

  21. Buceta Preta disse:

    This is my first time pay a visit at here and i am genuinely happy to read all at single place.

Deixe uma resposta